A principal ferramenta do Quiropraxista é o Ajuste Quiroprático!

Nossa medula espinhal é protegida por 24 vértebras (ossos da coluna) e quando essas vértebras perdem sua posição normal e seu funcionamento correto (o que chamamos de Subluxação Vertebral) afetam os ligamentos e músculos ao redor e, o mais importante, estreita e diminui o espaço por onde saem os nervos gerando pinçamento sob as raízes nervosas.

 

O Ajuste Quiroprático é um método natural de remoção da subluxação (desalinhamentos das vértebras) que devolve o movimento e o posicionamento normal das articulações, diminuindo a inflamação e, consequentemente, a dor. E o principal, a remoção das subluxações articulares permite que o sistema nervoso funcione sem nenhuma interferência com melhora da saúde em geral.

 Tudo isso é feito, na maioria dos casos, apenas com as mãos do Quiropraxista!

Saúde potencializada

A Quiropraxia tem o poder de potencializar a sua saúde!

O Sistema Nervoso Central é formado pelo cérebro e pela medula espinhal e ele supervisiona e controla tudo o que acontece no seu corpo. Para o comando sair do seu cérebro e chegar a qualquer órgão, tecidos ou músculos é preciso um meio que conduza essa informação. O que conduz a informação do cérebro para todas as partes do seu corpo são as raízes nervosas que são protegidas e que passam por dentro da coluna. Portanto, qualquer desalinhamento das vértebras da coluna que comprima a raiz nervosa, pode diminuir o fluxo de informação do seu organismo e prejudicar a sua saúde.

O principal objetivo do Quiropraxista é encontrar e remover esses desalinhamentos da coluna que estejam prejudicando o bom funcionamento do sistema nervoso e um corpo mais saudável.

Prevenção e manutenção

A manutenção da sua coluna por meio da Quiropraxia é de extrema importância para a sua saúde e pode significar mais anos de vida ativa e saudável. Pela coluna passam sinais vitais que fazem com que nossos órgãos funcionem. Os impulsos nervosos são sinais de comando que o cérebro manda para todas as partes do corpo para que este funcione de forma harmônica.

Os cuidados com a coluna são: boa postura, alongamentos, atividades física, descanso e o alinhamento da coluna que é feito pelo quiropraxista regularmente entre quatro a doze vezes por ano. Com isso diversas doenças de coluna podem ser prevenidas, principalmente as degenerativas como a artrose e a hérnia de disco. 

A Quiropraxia é a profissão da saúde que se propõe a preservar e cuidar da coluna de toda a família, promovendo melhor qualidade de vida à pessoas de todas as idades.

  

A Quiropraxia esta cada vez mais em alta entre os esportistas e é uma grande aliada dos atletas, ajudando no aumento de performance, prevenção de lesões musculares e articulares e na recuperação das mesmas se ocorrerem.

 

As técnicas quiropráticas para tratamento e prevenção de lesões musculares e articulares permitem o atleta recuperar-se muito mais rapidamente, diminuindo o risco de recaída da lesão, alem de aliviar e eliminar dores, o que faz com que o atleta mantenha a qualidade de seus treinos. 

 

A Quiropraxia ainda consegue aumentar o desempenho do atleta. Através de ajustes na coluna, normaliza-se o funcionamento biomecânico do corpo, permitindo que o esportista gaste menos energia para realizar os movimentos de sua modalidade. 

 

Benefícios da Quiropraxia para atletas:

 

- Diminuição ou eliminação de dores

- Alinhamento da coluna vertebral e Pelve, propiciando uma melhora na Biomecânica

- Melhora da mobilidade e lubrificação articular

- Maior agilidade

- Melhora da contração muscular

- Melhora da resposta neurológica desenvolvendo mais força e melhora do equilíbrio

- Melhora da qualidade do sono e recuperação dos treinos

- Desaceleração do processo degenerativo articular natural

Quiropraxia no esporte
Hérnia de disco

O disco vertebral é uma estrutura fibrosa que se localiza entre as vértebras e serve como amortecedor dos impactos do dia-dia.

Quando rompem essas fibras o núcleo do disco se desloca para fora da vértebra, esse deslocamento dá origem a hérnia discal que pode acabar comprimindo a raiz nervosa, promovendo aumento da dor, perda de força, atrofia muscular, formigamento e dormência.

Os ajustes realizados pelo Quiropraxista promovem o realinhamento das articulações, descomprimindo a raiz nervosa, diminuindo a inflamação, a dor e a tensão muscular, permitindo que a pessoa, na grande maioria dos casos, leve uma vida sem dores e evitando a necessidade de intervenção cirúrgica.

 

Dor no nervo ciático

A dor no nervo ciático (ciatalgia) é uma dor persistente ao longo do nervo, que pode pega toda a extensão do nervo, ou seja, da coluna lombar até a planta do pé.

 

A ciatalgia é resultado da irritação do nervo ciático que pode ser causada por diversos fatores e em qualquer parte dele. As causas mais comuns de ciatalgia são alterações na coluna lombar como: protrusão de disco intervertebral ou hérnia discal, osteoartrose e contratura do musculo piriforme, que podem comprimir / pinçar as raízes nervosas que formam o nervo ciático.

 

O tratamento engloba ajuste articular da Quiropraxia, que busca o alinhamento da coluna vertebral, através da manipulação articular, descomprimindo as raiz nervosa e com isso devolvendo o bom funcionamento do sistema nervoso. Utilizamos também a liberação de pontos gatilho(nodulos musculares que geram dor), técnica utilizada para liberar a musculatura contraturada envolvida.

 

Dor de cabeça

Existem muitos tipos de dor de cabeça, e também existem muitos fatores causam esse mal. Alguns exemplos são: toxinas, estresse, má circulação, má alimentação, tensões musculares entre outras coisas.

 

Uma causa frequentemente ignorada é o desalinhamento da coluna nas regiões cervical e torácica alta. Quando ossos da coluna saem da sua posição normal, os nervos e os vasos sanguíneos que vão para a cabeça podem ser afetados. Esses tecidos ao serem irritados podem provocar dores de cabeça. Das quatro artérias que levam sangue para a cabeça, duas passam por dentro dos ossos do pescoço, portanto alterações das articulações do pescoço também afetam a vascularidade da cabeça.

 

Outro fator que pode provocar dor é a tensão da musculatura do pescoço já que boa parte desses músculos estão presos a cabeça. 

Analgésicos podem aliviar as dores, mas não eliminam a causa do problema. Ao tomar um medicamento e não procurar resolver a causa da dor, você poderá estar negligenciando um problema mais sério. 

 

A Quiropraxia alem do alivio para a dor, em muitos casos corrige a causa do problema. Se a avaliação do Quiropraxista revelar, alterações nas curvaturas da coluna, redução de movimentos articulares, tensões musculares e restrições mecânicas, o tratamento com Quiropraxia é indicado.   

Pontos-gatilho (dores de origem muscular)

Os pontos-gatilho são nódulos sensíveis e dolorosos presentes na musculatura afetada. Além da dor, os pontos-gatilho trazem outros problemas como perda de força e flexibilidade, o que levara a diminuição da amplitude de movimento da articulação envolvida com a musculatura. 

Os pontos-gatilho podem surgir por vários fatores, como, falta de atividade física, má postura do dia a dia, ou por permanecer por muito tempo na mesma posição o que pode acabar estressando o músculo. Outro fator que também pode ocasionar um ponto-gatilho é o excesso de atividade física e de carga utilizada durante essas atividades.

Uma das técnicas mais utilizadas para tratamento de dores musculares é a Compressão Isquêmica, que consiste em comprimir o ponto-gatilho até a sua eliminação seguido de alongamento da musculatura envolvida.

Artrose

A artrose ou osteoartrite é uma das doenças mais comuns entre pessoas a partir da meia idade. Ela é caracterizada por desgaste articular, restrição de movimento, inflamação e dor nas articulações envolvidas.

A principal causa do desgaste nas articulações é o atrito causado quando um dos ossos se encontra desalinhado, restringindo o movimento. Por isso o ajuste feito pelo Quiropraxista para corrigir o desalinhamento articular, é o tratamento mais eficaz no combate a artrose.

Manter as articulações bem alinhadas e com seu funcionamento correto, é a principal forma de prevenir a doença. Caso a mesma já esteja instalada pode-se administrar os sintomas, melhorar o funcionamento e a lubrificação articular evitando o progresso da doença.

 

 

Tratamento Quiroprático para gestantes

Benefícios da Quiropraxia no pré-natal para gestante e seu bebê:

- Redução das dores nas costas durante a gravidez
- Redução da pressão intra-uterina, possibilitando o correto posicionamento do bebê
- Correto posicionamento da Pelve, para um parto mais confortável
- Redução do tempo de trabalho de parto
- Redução da dor no parto e da utilização de muitos remédios
- Redução do risco de lesões com o bebê

 

Os cuidados quiropráticos irão ajudar a garantir um ótimo funcionamento do organismo, mantendo ele no melhor nível possível sem interferência na coluna vertebral e no sistema nervoso.

Dores nas costas durante a gravidez são normalmente devidas ao aumento de peso no abdômen. Tal causa pode aumentar a curvatura da coluna lombar, colocando maior pressão nos nervos espinhais dessa região. Outros sintomas que podem ser manifestados são dores, sudorese e edema nas pernas e pés, e dor ao redor do osso do púbis.

Cuidados quiropráticos diminuem a possibilidade de pressão intra-uterina, quando os movimentos do feto ficam restritos no útero. Essa pressão intra-uterina pode causar no bebê uma inabilidade de virar a cabeça para baixo no período do nascimento, que pode resultar num nascimento invertido (em vez de sair a cabeça primeiro, sai a bundinha). Se este stress for removido, o bebê será capaz de mover-se livremente para sua posição correta para o parto. Dentro da Quiropraxia exista a técnica Webster Turning Technique, que é uma técnica sutil e possui uma maneira efetiva de fazer o bebê virar da posição invertida para sua posição correta.

Redução do trabalho de parto que irá ocorrer normalmente pelo resultado dos músculos do útero e abdominais que estarão balanceados e trabalhando juntos com as contrações. Isso é possível porque o sistema nervoso está livre de stress (interferência), deixando o músculo otimizar as contrações no trabalho de parto. Mulheres que recebem ajustamentos Quiropráticos durante sua primeira gravidez possuem trabalho de parto mais rápidos em média 24%. Mulheres de gestações subsequentes possuem um trabalho de parto mais rápido em 39% comparado a pacientes sem auxilio da Quiropraxia.

Há redução da dor no parto e menor utilização de medicamentos através da aprendizagem que seu corpo deve funcionar melhor. Gestantes ativas durante a gestação fazem com que o corpo mantenha-se saudável e forte. Preparando o organismo para o desafio do parto através de exercícios para a pelve feitos no chão. Esses exercícios irão manter os músculos do fundo da pelve a ficarem mais tonificados e ajudam a prevenir fatiga. O resultado serão contrações mais produtivas e controláveis. Praticar a visualização do nascimento, também ajuda. A futura mãe deve obter o máximo de informações possíveis, ler muito sobre o assunto, educar a si mesma sobre todo o processo e opções de partos. Quanto mais ela entender todo o processo, mais relaxada e segura ela estará.

Quiropraxia não só apenas ajuda a mãe durante a gestação mas também reduz o risco de injúrias no bebê. A pelve da mãe deve ser corrigida de possíveis desalinhamentos, pois a pelve alinhada na posição correta, facilita o nascimento, reduzindo assim o risco de sangramentos do cérebro, distorções do crânio no feto, e diminui a necessidade de vacum ou fórceps no parto.

Como você pode ver a Quiropraxia oferece vários benefícios tanto para a mãe como para o filho. Quiropraxistas são treinados para avaliar e se necessário ajustar qualquer mudança que ocorra no corpo da gestante. Ajustes Quiropráticos são seguros e efetivos para cuidados pré-natais em mãe e filho.

Estresse

O estresse afeta tanto nosso equilíbrio emocional e psíquico, como também o funcionamento do nosso corpo. Quando estamos estressados o corpo se torna menos produtivo e mais suscetível as doenças. Isto acontece por que alterações no estado emocional e psicológico provocam alterações fisiológicas, afetando inclusive os músculos, nervos e articulações, e também o nosso sistema hormonal e imunológico.

Os sintomas de uma pessoa estressada são os mais variados: sono ruim, enxaqueca, dor de estomago, alergia, sinusite, tontura e dor na coluna. Outro sintoma comum do corpo nesse caso é a tensão muscular. Músculos tensos exercem força nos ossos da coluna, deixando-os com movimento limitado e podendo desalinha-los. Esses desalinhamentos por sua vez colocam ainda mais desequilíbrio no sistema nervoso.

A Quiropraxia corrige esses desalinhamentos articulares que chamamos de Subluxação Vertebral. Ao eliminar essas subluxações, o tratamento quiroprático ajuda o corpo não só a relaxar a musculatura e se tornar mais produtivo, como também a ter uma melhor capacidade de se adaptar  e combater o estresse. 

Talvez não seja possível eliminar todo o estresse de uma vida agitada, mas devemos procurar meios de manter uma boa saúde, a qualidade de vida e o bem estar físico e mental.

© 2019 por Fabio Medeiros Quiropraxia. 

Tel: (11) 3841-9508
Cel/Whatsapp: (11) 96242-5922

Segunda e Sexta                  8h às 20h

Terça, Quarta e Quinta     12h às 20h